NOTAS SOLTAS SOBRE...
BARROCO
Arte
dirigida aos sentidos e não à Razão.
O
Renascimento acreditava no Homem e na Natureza enquanto que o Homem Barroco se enche de pessimismo e desilusão.
Face à harmonia, otimismo, simplicidade e beleza do ideal renascentista, o
Barroco opõe exagero, pessimismo, artificialidade,...
Por
isso, o Barroco procura excitar a sensibilidade do contemplador ou leitor da
obra de arte, mais do que proporcionar-lhe um prazer estético.
Renascimento (século XVI) |
Barroco (século XVII) |
Época de exaltação da vida;
Confiava-se totalmente na natureza humana;
Época de otimismo generalizado;
Valorização da harmonia e do
equilíbrio.
|
*Época
em que se considerava a vida como um transe doloroso que termina na morte;
*Considerava-se que o maior inimigo do Homem era o próprio Homem; *A sociedade deixou-se invadir por sentimentos de pessimismo e desilusão; *Contrastes: vida/morte; realidade/aparência; luz/obscuridade, etc. |
O património poético que os seiscentistas nos legaram está compilado em duas coletâneas: Fénix Renascida e Postilhão de Apolo. A arte supera o sentimento e o espírito suplanta o coração.
Atitudes
e Valores do Barroco
Os
artistas do período barroco revelam quase todos a alma e o sentir do homem do
século XVII:
- a instabilidade
- o desequilíbrio
- a sensação de efemeridade
- a sensação de efemeridade
- o desejo
inevitável da fuga
O clima emocional de valores e
atitudes apontados encaminha, nas artes plásticas e na literatura, para
atitudes e processos diferentes:
Atitude sensual –
busca do fulgurante para o prazer dos sentidos, quase como um processo de
compensação.
Atitude
inteletual – busca de conceitos
engenhosos para o prazer lúdico do espírito.
Na poesia barroca ou gongórica,
essas duas atitudes traduzem-se nos:
Cultismo – rebuscado ineditismo formal, sobrecarga de
elementos ornamentais (com abundância de trocadilhos, jogos de palavras,
metáforas, construções estróficas extravagantes, etc.).
Concetismo – excesso de jogos de conceitos que tomaram nesta
época um vigor diferente do equilíbrio manifestado no século XVI.
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