Acontece:
sabes a matéria, tens tudo na ponta da
língua mas torna-se difícil estabelecer a relação entre o que sabes e o que
te é perguntado numa ficha, num teste, num exame… onde for.
Porquê? Muitas
vezes não consegues descodificar qual o objetivo do verbo com que se inicia a
pergunta, não sabes o que escrever exatamente e no momento de receberes
o teste perguntas-te afinal, era (só)
isto? e compreendes a nota do professor: inc., não respondes, fuga ao pretendido, …
Os chamados
verbos de comando significam, afinal, o quê?
… não
sendo A solução para o teu problema, e que é o de quase todos os alunos do
Básico e do Secundário, penso que o “glossário” que se segue te pode ajudar também uma vez que a outra parte do
problema é um pouco mais complexa J.
Analisar -
Determinar os componentes ou elementos fundamentais de alguma ideia, teoria,
facto, etc.; determinar aspetos ou qualidades do que está sendo examinado
(elaborar uma resposta).
Caracterizar -
Destacar os elementos principais ou distintivos.
Comparar -
Apresentar semelhanças e diferenças. Examinar, simultaneamente, as
particularidades de duas ou mais ideias, factos, ocorrências (elaborar um texto
como resposta).
Criticar -
Dar opinião pessoal. Tomar posição, a favor ou contra.
Definir -
Dar o significado exato. Expor com precisão características ou particularidades
de algum facto, ideia ou ocorrência (texto como resposta).
Demonstrar -
Apresentar provas.
Delimitar -
Dizer onde começa e onde acaba.
Destacar -
Separar dentro de um todo (de um texto, por exemplo) uma ou mais informações,
ideias ou conceitos mais relevantes ou não (pode ser apenas a transcrição de um
excerto ou a exposição de um excerto seguido de um texto-comentário).
Diferenciar -
Estabelecer características que não sejam semelhantes entre dois ou mais
factos, ideias ou ocorrências (elaborar um texto; diferenciar não é o mesmo que
definir).
Distinguir -
Mostrar as diferenças.
Explicar -
Desenvolver, para tornar compreensível. Tornar claro, fazer entender de forma
coerente particularidades de factos, ideias ou ocorrências (texto como
resposta) especificação;
explicar não é exemplificar.
Identificar -
Dizer o que é.
Indicar -
Designar uma coisa, uma pessoa ou uma ideia.
Interpretar -
Estabelecer o sentido.
Justificar -
Dizer por que motivo. Explicar/demonstrar a veracidade ou não de algum facto ou
ocorrência por meio de elementos/argumentos plausíveis.
Reescrever -
Escrever de novo.
Relacionar -
Estabelecer ligações.
Transcrever -
Copiar de um texto uma frase, uma expressão ou uma palavra sem os alterar. A
resposta não é alterada e sim apenas recortada, utilizando-se sinais adequados
com aspas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...