terça-feira, 14 de novembro de 2017

PARA COMPREENDERES O QUE TE É PEDIDO NOS TESTES E AFINS - Verbos de comando: O QUE PRETENDEM?




            Acontece: sabes a matéria, tens tudo na ponta da língua mas torna-se difícil estabelecer a relação entre o que sabes e o que te é perguntado numa ficha, num teste, num exame… onde for.

            Porquê? Muitas vezes não consegues descodificar qual o objetivo do verbo com que se inicia a pergunta, não sabes o que escrever exatamente e no momento de receberes o teste perguntas-te afinal, era (só) isto? e compreendes a nota do professor: inc., não respondes, fuga ao pretendido,

            Os chamados verbos de comando significam, afinal, o quê?

            … não sendo A solução para o teu problema, e que é o de quase todos os alunos do Básico e do Secundário, penso que o “glossário” que se segue te pode ajudar também uma vez que a outra parte do problema é um pouco mais complexa  J.


Analisar - Determinar os componentes ou elementos fundamentais de alguma ideia, teoria, facto, etc.; determinar aspetos ou qualidades do que está sendo examinado (elaborar uma resposta).

Caracterizar - Destacar os elementos principais ou distintivos.

Comparar - Apresentar semelhanças e diferenças. Examinar, simultaneamente, as particularidades de duas ou mais ideias, factos, ocorrências (elaborar um texto como resposta).

Criticar - Dar opinião pessoal. Tomar posição, a favor ou contra.

Definir - Dar o significado exato. Expor com precisão características ou particularidades de algum facto, ideia ou ocorrência (texto como resposta).

Demonstrar - Apresentar provas.

Delimitar - Dizer onde começa e onde acaba.

Destacar - Separar dentro de um todo (de um texto, por exemplo) uma ou mais informações, ideias ou conceitos mais relevantes ou não (pode ser apenas a transcrição de um excerto ou a exposição de um excerto seguido de um texto-comentário).

Diferenciar - Estabelecer características que não sejam semelhantes entre dois ou mais factos, ideias ou ocorrências (elaborar um texto; diferenciar não é o mesmo que definir).

Distinguir - Mostrar as diferenças.

Explicar - Desenvolver, para tornar compreensível. Tornar claro, fazer entender de forma coerente particularidades de factos, ideias ou ocorrências (texto como resposta) especificação; explicar não é exemplificar.

Identificar - Dizer o que é.

Indicar - Designar uma coisa, uma pessoa ou uma ideia.

Interpretar - Estabelecer o sentido.

Justificar - Dizer por que motivo. Explicar/demonstrar a veracidade ou não de algum facto ou ocorrência por meio de elementos/argumentos plausíveis.

Reescrever - Escrever de novo.

Relacionar - Estabelecer ligações.

Transcrever - Copiar de um texto uma frase, uma expressão ou uma palavra sem os alterar. A resposta não é alterada e sim apenas recortada, utilizando-se sinais adequados com aspas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...