quinta-feira, 11 de maio de 2017

"OS MAIAS": NAS 2ª/3ª AULAS COM A OBRA À FRENTE (PARTE 2)



Ainda sobre o título e o subtítulo...

Os Maias, título que nos remete para a história trágica que serve de pretexto para desenvolver a comédia de costumes que o subtítulo, "episódios da Vida Romântica", sugere.

A obra desenvolve-se com base em três temas:

1 - História de uma família;
2 - Paixão e tragédia de Carlos;
3 - Comédia burguesa e lisboeta (comédia de costumes).



1 - História de uma família

Inicia-se com Caetano da Maia e assistimos à decadência do absolutismo.

Seu filho, Afonso da Maia, casa com Maria Eduarda Runa. O Romantismo começa a despertar, acontecem as revoluções liberais numa clara reação ao absolutismo.

Deste casamento nasce Pedro da Maia que viria a casar-se com Maria Monforte. O Romantismo conhece o seu apogeu, as crises liberais anunciam a sua decadência. Regeneração.

Filhos de Pedro e Maria, Carlos e Maria Eduarda... Dá-se a decadência do liberalismo. Ultrarromantismo, Realismo. Regeneração.


MAIS TARDE...

A desagregação da família com:

  • Morte de Afonso;
  • Separação de Carlos e Maria Eduarda.



2 - Paixão e tragédia de Carlos


O percurso de Carlos será determinado pelas opções que os seus pais foram fazendo na vida.

Tudo terá início na paixão entre Pedro e Maria Monforte, seguida da separação de ambos.
Maria foge com a filha, Maria Eduarda, deixando Carlos com o pai que entretanto se suicida.

É a partir destes acontecimentos que o texto ganha características próprias da tragédia clássica...

* PERIPÉCIAS - paixão de Carlos.

** RECONHECIMENTO - conhecimento da identidade de Carlos e de Maria Eduarda através da carta deixada por Maria Monforte.

*** CATÁSTROFE - incesto dos irmãos que será a causa da morte de Afonso da Maia. 




3 - Comédia burguesa e lisboeta (comédia de costumes)

# "Episódios da vida romântica", da sociedade do último quartel do século XIX.


  • todos os episódios já referidos.

A par desta desagregação familiar outra acontece: a de um país, Portugal, devido às mentalidades retrógradas que nele proliferam, um País necessitando de uma Reforma. 

A incidência sobre este mundo social e político de Lisboa prova que este não foi capaz de superar a crise de personalidade e de autenticidade cultural do Romantismo e apesar de personagens como Ega ou Carlos, que se mostram defensoras do Realismo e do Ultrarromantismo. 
Deste modo, a história da família Maia entrelaça-se com a história do século XIX, servindo três gerações: Afonso - Pedro - Carlos. Mostra que a sociedade continua a não encontrar um rumo certo de modernidade. 

 Em resumo:

- Caetano da Maia, português antigo; apoiante do absolutismo.

- Afonso da Maia, lutou pela implantação do liberalismo.

- Pedro da Maia, fracasso do liberalismo e a mentalidade frustrada de um romântico.

- Carlos da Maia, regeneração com os ambientes e os hábitos sociais em crise política, social e cultural.



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