quinta-feira, 11 de maio de 2017

"OS MAIAS": NA 2ª AULA, COM A OBRA À FRENTE (PARTE 1)


TÍTULO E SUBTÍTULO

Aparentemente, conta-se a história de uma família através de três gerações mas, o segundo título, indica uma segunda intenção, a de descrever certo estilo de vida – o romântico – através de episódios, mas admite duas hipóteses: que tais episódios pertençam à história d’ Os Maias ou que decorram à margem, num pano de fundo.

O título justifica-se porque o herói / anti-herói aparece integrado numa família, explicado por antecedentes familiares e cuja tragédia implica a morte do avô. Este é o fator de unidade pois é através dele que se evoca o passado.
Justifica-se o subtítulo visto que o romance nos oferece múltiplos casos, cenas, atitudes, considerados típicos de um Romantismo que continua vivo em 1875-76.
Existe um elemento de coesão que reside no facto de, tanto Os Maias (Carlos em particular) como esses episódios e os figurantes da comédia lisboeta, representarem uma personagem encoberta: Portugal, a grande personagem latente na obra de Eça, sua maior preocupação.

        
ESTRUTURA DE OS MAIAS

                 
- 14 meses (Outono 1875 a fins de 1876

- 14 meses de ação (Carlos  e Mª Eduarda)

Noções complementares     
              
- ocupam mais de 590 pp..

- antecedentes familiares (1820 a 1875) ocupam 85 pp..*

- epílogo, 10 anos depois, em 1887, ocupa 27 pp. (quase

todo o Cap. XVIII).

*A analepse termina na p. 95. Tudo quanto fica nas 85 pp.

anteriores é uma simples preparação constituída pela

história em flash back da família.


                                             
ESPAÇO(S) 


– Físico



O Ramalhete – surge na obra por três vezes, correspondendo cada uma delas a uma descrição e a um período de mudança na ação. O Ramalhete constitui um marco de referência na vida da família Maia e o seu apogeu e/ou degradação acompanham o percurso da referida família.
A maior parte da narrativa situa-se em Portugal – Lisboa, Sintra e Olivais, arredores de Lisboa – e a sua
ligação com os acontecimentos que ocorrem a alguns dos elementos da família Maia, é bastante importante. Vejamos como:

- é em Lisboa que se dão os acontecimentos que levam Afonso ao exílio (p. 14);

- é em Lisboa que decorre a vida de Pedro e ocorrem os marcos principais da sua existência: casamento, abandono e suicídio.

§ conhece Maria Monforte (p. 23);
§  casamento (p. 30);
§  suicídio (p. 52).

- é em Lisboa que decorre parte da vida de Carlos o que facilita o encontro com Eduarda.


**  o estrangeiro é um recurso para resolver situações complicadas:

§  Afonso refugia-se em Inglaterra para fugir à intolerância

miguelista. (pp. 14-15)

§  Pedro e Maria vivem em Itália (p. 30, depois do

casamento).

§  -----------------------Paris (p.32, capricho de Maria – relação   com cultura feminina).

§  Maria Eduarda vai para Paris quando se descobre o incesto (p.685).

§  Carlos viaja, depois de ter sido descoberto o incesto (p. 688). 

Fixa-se em Paris para resolver a sua vida, depois de uma breve passagem por Santa O. (p. 689).

**  em Portugal, a ação sai de Lisboa por três vezes:

- quando Pedro e Maria pretendem mostrar Mª Eduarda a Afonso, este viaja para Santa Olávia (p.34);

- Afonso vai para Santa Olávia a seguir ao suicídio de Pedro (p. 52);

- saída para Celas, devido à formatura de Carlos (imposta por exigências extrínsecas), (p.95);

- Carlos parte para Santa Olávia depois de conhecer a relação incestuosa (p. 687).

**  Santa Olávia é escolhida pelos intervenientes como estância de efeitos terapêuticos.


Social
        
Toda a ação e as diversas ações decorrem em ambiente e com personagens identificáveis com a alta burguesia, com a elite portuguesa. Estes sociais não precisam de trabalhar para viver e vivem sem dificuldades.
À exceção do Capítulo III, onde sobressai a elite rural, todo o resto do romance é dominado pela presença da elite citadina lisboeta, assistindo o leitor ao desfilar de vários mundos da capital e dos elementos que os representam.
De referir que não aparece no romance qualquer referência consistente a problemas de ordem social.


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