sábado, 21 de outubro de 2017

ALGUMAS QUESTÕES A PROPÓSITO DOS POEMAS ESTUDADOS EM AULA



Teste dia 6 de Novembro.

QUESTÕES:



O ANJO CAÍDO
1.     Leia atentamente o poema.
2.     Reconte, de forma literal, a narrativa que está presente no poema O Anjo Caído.
2.1  Reconte a narrativa, mas, desta vez, substituindo os símbolos presentes no poema pelas realidades que eles representam.
2.2  Explique e justifique a intervenção do sujeito poético na salvação(?) do anjo.
2.3  Indique os motivos que levaram à perdição e à morte do sujeito poético.

ESTE INFERNO DE AMAR
1.     Refira as contradições do Amor que estão presentes na 1ªestrofe do poema.
1.1  Justifique o emprego da frase exclamativa “como eu amo!”, no 1º verso, 1ª estrofe.
1.2  Indique as respostas que são dadas pelo sujeito poético, nas 2ª e 3ª estrofes, às interrogações contidas na 1ª estrofe.
2.     Explique o significado da imagem contida na expressão do v. 14 do poema: “dava o Sol tanta luz!”.
3.1 Relacione essa imagem com o papel desempenhado pelos “olhos” na relação Eu/Tu.
3.2 Explique o significado simbólico do adjetivo ”ardentes”, na expressão “olhos ardentes”, v. 16.
       3. Estabeleça uma relação temática entre este poema e o poema “Anjo Caído”.
           3.1 Refira as semelhanças e as diferenças entre os dois poemas, tendo em atenção, principalmente, os versos que rematam os dois textos poéticos.

OS CINCO SENTIDOS
1.     Identifique os sentidos que estão presentes nas cinco primeiras estrofes.
1.1  Explique a razão da ordenação sensorial que se vai construindo ao longo do poema.
1.2  Nesse escalonamento sensorial há uma contínua oposição Céu/Terra.
1.2.1       Justifique essa referência ao elemento Céu, tendo em conta o título do poema e as sucessivas notações sensoriais que nos chamam para o elemento Terra.
2.     Refira a figura de estilo que está presente na 6ª estrofe do poema.
2.1  Explique o significado do recurso a essa figura de estilo, na última estrofe do poema.
3.     Explique em que medida este poema pode ser considerado um poema erótico.

NÃO TE AMO
Comentário
“Em Folhas Caídas, (…) o poeta (…) canta o seu não-amor pela mulher desejada. (…) o poeta dirige-se à Não-Amada para lhe bradar, com fúria incisiva, que não a ama, como é hábito nosso de amar em poesia, com a alma (…), mas a apetece apenas com o deleite fervente dos sentidos (…).”
José Gomes Ferreira,
Introdução a Folhas Caídas de Almeida Garrett.

1.     Neste poema, o sujeito poético procura, através da oposição amar/querer, explicar as contradições e tensões presentes em poemas anteriores.
1.1  Explique de que modo a oposição amar/querer pode explicar e até clarificar todas as tensões e contradições do sujeito poético.
2.     Explique a conotação positiva atribuída a amar e a conotação negativa atribuída a querer.
3.     Que significado pode ter a construção anafórica do poema?

ANJO ÉS
1.     Explique a conceção da Mulher como Anjo e como Demónio que está presente neste poema.
2.     Justifique a transformação das frases afirmativas, da 1ª estrofe, em frases interrogativas, nas 2ª e 3ª estrofes.
3.     Refira as marcas de teatralidade presentes neste poema.



“Amo-te como nunca ninguém amou neste mundo, adoro-te, não sei nem posso ter coração para outra coisa. Tu és o meu primeiro, o meu último amor.” Assim escrevia Garrett à baronesa da Luz, teria ele cinquenta e dois anos e ela trinta e dois. A amante Rosa Montufar Infante, andaluza, célebre pela sua rara beleza, era filha dos marqueses de Silva Alegre e casara em 1837 com um oficial de engenharia (…). A ligação amorosa começou em 1846 e prolongou-se até 53 ou 54, ano da morte de Garrett. O passo acima transcrito pertence a uma carta que, provavelmente, Garrett dirigiu a Rosa em 1851. (…)
Jacinto do Prado Coelho,

Ao Contrário de Penélope



Espera-nos Alexandre Herculano e Lendas e Narrativas - A Abóbada.



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