domingo, 17 de maio de 2015

BOCAGE - A VIDA E A OBRA II (breves apontamentos)




Praça Bocage, Setúbal, Portugal


BOCAGE – O carácter, segundo alguns …

- “Há bons indícios para supor que Bocage, na vida prática, era um emotivo, um inquieto, um insatisfeito, mais ávido que terno.”;  segundo Santos e Silva no soneto Desenho de Elmano
- “… um colérico, impressionável e de forte impulsividade, …”;
- os grandes temas bocagianos são o Amor e a Morte, ligando-se a este o simbolismo da Noite e a todos se prendendo o diabólico, o infernal;
 - cantou o Amor de corpo e alma e os êxtases sensuais do amor, exprimiu o tumulto interior do enamorado, … para Elmano, amar seria a vocação, o destino e a cruz;
- refere-se a “servos” ou “escravos de Amor” como se houvesse homens especialmente marcados para servir o Amor, e Elmano fosse um deles;
- em versos seus afirma, alargando a todos o império do Amor, “fado universal que arrasta e força / À loucura, à desgraça, ao precipício”.
adaptado de Jacinto do Prado Coelho, A Letra e o Leitor, 1977, Moraes Editores

Outros aspetos…  

- na obra bocagiana projeta-se a vida pessoal do seu autor, com todas as grandezas, misérias, esperanças e desilusões;
- transformam-se sentimentos desmedidos e ideais revolucionários em matéria poética;
- na sua obra perpassam a sua natural indisciplina fonte de uma contínua irritabilidade, uma inconstância amorosa resultado de um temperamento impulsivo e tendencialmente ciumento, uma certa insatisfação religiosa…;
- é uma obra de transição reveladora das contradições da época conturbada em que Bocage viveu;
- influenciado pela tradição clássica que cultivava a ordem, o brilho, a clareza e o rigor, ainda assim, o poeta consegue adaptar o vulcão romântico dos seus temas à elegância e à cuidada estrutura da educação arcádica recebida; conflituosa é a relação entre a sua formação clássica fria e rígida e o seu temperamento ardente e impetuoso;
- ama e preocupa-se com o culto da beleza da forma e da musicalidade das palavras… no seu estilo único, consegue construir uma lírica em que o material utilizado, a palavra, obedece a uma ordem geométrica, lógica, expressiva, rica em simetrias e antíteses;
- os temas que mereceram a predileção de Bocage foram o Amor, o Ciúme, a Morte, Deus e a Liberdade; possui o sentimento profundamente fatalista, característico dos pré-românticos e que encara o Amor, por vezes, como um destino invencível, uma espécie de tirano;
- dele, diz David Mourão-Ferreira, “o maior drama de Bocage, o mais pungente, foi o de ter vivido em tempo que lhe não convinha” [o mesmo é dizer que, tendo ele nascido meio século antes da época mais propícia ao seu modo de ser teria, certamente, feito furor em pleno Romantismo].


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