Praça Bocage, Setúbal, Portugal
BOCAGE – O
carácter, segundo alguns …
- “Há bons
indícios para supor que Bocage, na vida prática, era um emotivo, um inquieto,
um insatisfeito, mais ávido que terno.”;
segundo Santos e Silva no soneto Desenho
de Elmano
- “… um
colérico, impressionável e de forte impulsividade, …”;
- os grandes
temas bocagianos são o Amor e a Morte, ligando-se a este o simbolismo da Noite
e a todos se prendendo o diabólico, o infernal;
- cantou o Amor de corpo e alma e os êxtases
sensuais do amor, exprimiu o tumulto interior do enamorado, … para Elmano, amar
seria a vocação, o destino e a cruz;
- refere-se a
“servos” ou “escravos de Amor” como se houvesse homens especialmente marcados
para servir o Amor, e Elmano fosse um deles;
- em versos
seus afirma, alargando a todos o império do Amor, “fado universal que arrasta e
força / À loucura, à desgraça, ao precipício”.
adaptado de
Jacinto do Prado Coelho, A Letra e o
Leitor, 1977, Moraes Editores
Outros
aspetos…
- na obra
bocagiana projeta-se a vida pessoal do seu autor, com todas as grandezas,
misérias, esperanças e desilusões;
-
transformam-se sentimentos desmedidos e ideais revolucionários em matéria
poética;
- na sua obra
perpassam a sua natural indisciplina fonte de uma contínua irritabilidade, uma
inconstância amorosa resultado de um temperamento impulsivo e tendencialmente
ciumento, uma certa insatisfação religiosa…;
- é uma obra
de transição reveladora das contradições da época conturbada em que Bocage
viveu;
- influenciado
pela tradição clássica que cultivava a ordem, o brilho, a clareza e o rigor,
ainda assim, o poeta consegue adaptar o vulcão romântico dos seus temas à
elegância e à cuidada estrutura da educação arcádica recebida; conflituosa é a
relação entre a sua formação clássica fria e rígida e o seu temperamento
ardente e impetuoso;
- ama e
preocupa-se com o culto da beleza da forma e da musicalidade das palavras… no
seu estilo único, consegue construir uma lírica em que o material utilizado, a
palavra, obedece a uma ordem geométrica, lógica, expressiva, rica em simetrias
e antíteses;
- os temas que
mereceram a predileção de Bocage foram o Amor, o Ciúme, a Morte, Deus e a
Liberdade; possui o sentimento profundamente fatalista, característico dos
pré-românticos e que encara o Amor, por vezes, como um destino invencível, uma
espécie de tirano;
- dele, diz
David Mourão-Ferreira, “o maior drama de Bocage, o mais pungente, foi o de ter
vivido em tempo que lhe não convinha” [o mesmo é dizer que, tendo ele nascido
meio século antes da época mais propícia ao seu modo de ser teria, certamente,
feito furor em pleno Romantismo].
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