Apenas vi do dia a luz brilhante
Apenas vi do dia a
luz brilhante
Lá de Túbal no empório celebrado,
Em sanguíneo carácter (1) foi marcado
Pelos Destinos meu primeiro instante.
Lá de Túbal no empório celebrado,
Em sanguíneo carácter (1) foi marcado
Pelos Destinos meu primeiro instante.
Aos dois lustros a
morte devorante
Me roubou, terna mãe, teu doce agrado;(2)
Segui Marte depois, e enfim meu fado,
Dos irmãos e do pai me pôs distante.
Me roubou, terna mãe, teu doce agrado;(2)
Segui Marte depois, e enfim meu fado,
Dos irmãos e do pai me pôs distante.
Vagando a curva
terra, o mar profundo,
Longe da Pátria, longe da ventura,
Minhas faces com lágrimas inundo.
Longe da Pátria, longe da ventura,
Minhas faces com lágrimas inundo.
E enquanto insana
multidão procura
Essas quimeras, esses bens do mundo,
Suspiro pela paz da sepultura. (3)
Essas quimeras, esses bens do mundo,
Suspiro pela paz da sepultura. (3)
Lá de Túbal no empório celebrado,- refere-se a lenda da fundação de Setúbal por Túbal,
descendente de Noé; Em sanguíneo caráter –
em letra ou marca de sangue; Me roubou,
terna mãe, teu doce agrado – aos 10 anos ficou órfão de mãe; Marte – deus
da guerra: aos 14 anos era cadete e 2 anos depois entrou na armada real.
Consideramos dois momentos neste
soneto. O primeiro englobando as duas quadras e o primeiro terceto e o segundo,
o segundo terceto.
No primeiro momento, são
apresentados aspetos biográficos de Bocage como: exílio afastado da Pátria;
local de nascimento, Setúbal; morte da mãe e vida militar.
O primeiro momento do texto é constituído pelas duas quadras e pelo primeiro terceto. Nele, o sujeito poético apresenta acontecimentos da sua vida que foram a causa da sua Dor que teve início logo no dia em que nasceu (1ºv.).
O primeiro momento do texto é constituído pelas duas quadras e pelo primeiro terceto. Nele, o sujeito poético apresenta acontecimentos da sua vida que foram a causa da sua Dor que teve início logo no dia em que nasceu (1ºv.).
Nesta primeira parte, o s.p.
dá-nos conta do infortúnio com que o Destino o marcou à nascença, ao ter-lhe
roubado a mãe e por tê-lo afastado da sua família.
Aspectos psicológicos implícitos:
Aspectos psicológicos implícitos:
(1) carácter impulsivo, violento; (2)
carente de afetos; (3) desejo de morrer.
De salientar o contraste entre o modo como refere a morte da mãe, morte devorante, e a sua própria e que deseja, Suspiro pela paz da sepultura.
Nota: note-se a presença de um EUFEMISMO se atentarmos nos vocábulos Suspiro e paz para classificar a Morte, substituída pela expressão paz da sepultura.
De salientar o contraste entre o modo como refere a morte da mãe, morte devorante, e a sua própria e que deseja, Suspiro pela paz da sepultura.
Nota: note-se a presença de um EUFEMISMO se atentarmos nos vocábulos Suspiro e paz para classificar a Morte, substituída pela expressão paz da sepultura.
Este contraste justifica-se, no
caso do último verso, pelo facto de o s.p. desejar a sua própria morte.
No segundo momento, o s.p.
utiliza uma comparação antitética que estabelece com a "insana
multidão", confessando apenas suspirar pela paz na sepultura.
Este soneto caracteriza-se por uma forte adjetivação que se esbate ao longo do texto.
Este soneto caracteriza-se por uma forte adjetivação que se esbate ao longo do texto.
Recursos estilísticos...
*Apenas vi do dia a
luz brilhante - anástrofe e perífrase;
*Lá de Túbal no empório celebrado, - metonímia;
*e enfim meu fado,/ Dos irmãos e do pai me pôs distante. - anástrofe;
*Longe da Pátria, longe da ventura, - anáfora;
*Minhas faces com lágrimas inundo. - hipérbato.
Presentes neste soneto:
*e enfim meu fado,/ Dos irmãos e do pai me pôs distante. - anástrofe;
*Longe da Pátria, longe da ventura, - anáfora;
*Minhas faces com lágrimas inundo. - hipérbato.
Presentes neste soneto:
1. Elementos clássicos
# a forma - o soneto;
# o vocabulário alatinado (empório, devorando, vagando, insana);
# a presença da mitologia - Túbal, Destinos, Marte;
2. Elementos românticos
# a aguda consciência do
"eu";
# o exílio;
# o desejo da morte;
# o carácter
autobiográfico;
# o individualismo;
# o tom confessional;
# a crença no fatalismo de que é
vítima.
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