domingo, 24 de maio de 2015

APENAS VI DO DIA A LUZ BRILHANTE - BOCAGE, ANÁLISE DE TEXTOS



Apenas vi do dia a luz brilhante


Apenas vi do dia a luz brilhante
Lá de Túbal no empório celebrado,
Em sanguíneo carácter (1) foi marcado
Pelos Destinos meu primeiro instante.

Aos dois lustros a morte devorante
Me roubou, terna mãe, teu doce agrado;(2)
Segui Marte depois, e enfim meu fado,
Dos irmãos e do pai me pôs distante.

Vagando a curva terra, o mar profundo,
Longe da Pátria, longe da ventura,
Minhas faces com lágrimas inundo.

E enquanto insana multidão procura
Essas quimeras, esses bens do mundo,
Suspiro pela paz da sepultura
. (3)


Lá de Túbal no empório celebrado,- refere-se a lenda da fundação de Setúbal por Túbal, descendente de Noé; Em sanguíneo caráter – em letra ou marca de sangue; Me roubou, terna mãe, teu doce agrado – aos 10 anos ficou órfão de mãe; Marte – deus da guerra: aos 14 anos era cadete e 2 anos depois entrou na armada real.



Consideramos dois momentos neste soneto. O primeiro englobando as duas quadras e o primeiro terceto e o segundo, o segundo terceto.
No primeiro momento, são apresentados aspetos biográficos de Bocage como: exílio afastado da Pátria; local de nascimento, Setúbal; morte da mãe e vida militar.
O primeiro momento do texto é constituído pelas duas quadras e pelo primeiro terceto. Nele, o sujeito poético apresenta acontecimentos da sua vida que foram a causa da sua Dor que teve início logo no dia em que nasceu (1ºv.).

Nesta primeira parte, o s.p. dá-nos conta do infortúnio com que o Destino o marcou à nascença, ao ter-lhe roubado a mãe e por tê-lo afastado da sua família.

Aspectos psicológicos implícitos:
(1) carácter impulsivo, violento(2) carente de afetos; (3) desejo de morrer.
De salientar o contraste entre o modo como refere a morte da mãe, morte devorante, e a sua própria e que deseja, Suspiro pela paz da sepultura
.
Nota: note-se a presença de um EUFEMISMO  se atentarmos nos vocábulos Suspiro e paz para classificar a Morte, substituída pela expressão  paz da sepultura.
Este contraste justifica-se, no caso do último verso, pelo facto de o s.p. desejar a sua própria morte.
No segundo momento, o s.p. utiliza uma comparação antitética que estabelece com a "insana multidão", confessando apenas suspirar pela paz na sepultura.

Este soneto caracteriza-se por uma forte adjetivação que se esbate ao longo do texto.

Recursos estilísticos...

*Apenas vi do dia a luz brilhante - anástrofe e perífrase;
*Lá de Túbal no empório celebrado, - metonímia;
*e enfim meu fado,/ Dos irmãos e do pai me pôs distante. - anástrofe;
*Longe da Pátria, longe da ventura, - 
anáfora;
*Minhas faces com lágrimas inundo. - 
hipérbato.


Presentes neste soneto:

1. Elementos clássicos

a forma - o soneto;

o vocabulário alatinado (empório, devorando, vagando, insana);
a presença da mitologia - Túbal, Destinos, Marte;

2. Elementos românticos

# a aguda consciência do "eu";
# o exílio;
# o desejo da morte;
# o carácter autobiográfico;
# o individualismo;
# o tom confessional;
# a crença no fatalismo de que é vítima.






Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...