Bocage
Autorretrato
Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;
Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura;
Bebendo em níveas mãos, por taça escura,
De zelos infernais letal veneno;
Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades,
Eis Bocage em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades,
Num dia em que se achou mais pachorrento.
Bocage
Poesias de Bocage
Lisboa, Comunicação, 1992 (4ª ed.)
carão – tez; triste de facha – feio; assistir –persistir; num só terreno – todo o verso: inconstante, volúvel; E somente no altar amando os frades, - a 1ª edição dizia: “Inimigo de hipócritas e frades”
Podemos considerar dois momentos neste texto, sendo o
primeiro constituído pelas duas quadras e pelo primeiro terceto e a segunda
pelo segundo terceto.
No primeiro momento, o sujeito poético esboça o seu
autorretrato - tema do poema - dando particular importância ao retrato físico,
na 1ª quadra, já que na 2ª quadra e no 1º terceto a descrição incide sobre o
seu
retrato psicológico, sendo algumas
das características apontadas a inconstância, a ira e o facto de ser
anticlerical.
Neste texto não existem referências biográficas.
No segundo terceto, o sujeito poético revela a sua
identidade e as circunstâncias que conduziram à composição deste texto.
O presente soneto caracteriza-se por uma forte
adjetivação aplicada à descrição do "eu".
Outros recursos estilísticos presentes são a antítese e
a hipérbole.
Nas quadras temos rima emparelhada e rima interpolada,
abba / abba e rima cruzada nos tercetos cdc / dcd.
Elementos neoclássicos presentes neste soneto:
- a forma (o soneto);
- o vocabulário alatinado (níveas, letal, deidades).
Elementos românticos presentes neste texto:
- o carácter autobiográfico;
- o individualismo;
- o tom confessional;
- o amor sensual.
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...