sábado, 6 de janeiro de 2018

MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA: NOÇÕES E UM POUCO MAIS


P O R T U G A L ¬ oito letras ® M E N S A G E M

“mens agitat molem” (Virgílio, Eneida, 6, 727) – “Mensagitatmolem”
O espírito move a massa (matéria), isto é, a inteligência domina as forças físicas.

  Mensagem é uma coletânea de poemas breves, escritos entre 1913 e 1934, ano da sua publicação. Revela o caráter épico e místico de Pessoa e deveria ser lida simbolicamente pelos iniciados do esoterismo. A obra divide-se em três partes:
·       Brasão (“bellum sine bello”: guerra sem guerra) – Retrato heráldico do Portugal antigo através do brasão nacional. Divide-se em cinco partes: “Os Campos”, “Os Castelos”, “As Quinas”, “A Coroa” e “O Timbre”. Remete para heróis míticos ou lendários como Ulisses, Viriato, o conde D. Henrique, D. Afonso Henriques, D. Dinis ou D. Sebastião.
·       Mar Português (“possessio maris”: a posse do mar) – Narração épica dos feitos oceânicos dos portugueses (o apogeu da pátria). Portugal desafia o mar ignoto e triunfa sobre a Distância que, em sentido literal, é a descoberta dos caminhos marítimos da Ásia e da América. Porém, em sentido figurado representa o cumprimento de uma missão religiosa (ou esotérica) simbolizada pela cruz das velas das naus. Esta parte foca personalidades e acontecimentos dos Descobrimentos como o infante D. Henrique, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, o Adamastor ou o sofrimento do povo português.
·         O Encoberto (“pax in excelsis”: paz nas alturas) – Contém poemas de índole profética e sebastianista e divide-se em três partes: “Os Símbolos”, “Os Avisos” e “Os Tempos”. Refere-se à nostalgia da grandeza perdida, ao presente de sofrimento, de mágoa, que é preciso mudar e ao sonho de um império espiritual. A mudança, anunciada por símbolos e profecias, tornaria Portugal numa grande potência a nível mundial, quer no plano material (como no passado) quer espiritualmente – o Quinto Império.

     Chamou-se Quinto Império ao sonho mítico do Padre António Vieira (1608-1697) segundo o qual Portugal, através de D. João IV (1604-1656), consumaria a realização do reino universal de Cristo. Seria um império espiritual, construído com esforço pelo homem, que abandonaria o reino terreno para viver no divino. A pátria, como símbolo materno, liga-se à terra acolhedora e ao paraíso perdido (Éden) que concentra todas as possibilidades de satisfação dos desejos humanos. O Quinto Império remete para a unidade e perfeição: é uma hipótese de transformação e de purificação da Humanidade. Em última análise representa a relação harmoniosa entre o Homem e o mundo, entre este e Deus.
     O desaparecimento de D. Sebastião (1554-1578) significou, para o país, a perda da identidade nacional. Reencontrar um novo império, através de Portugal, seria a apropriação definitiva da essência do mito sebastianista.
     Assim, para Pessoa estavam criadas as condições para fazer de Portugal um Paraíso na Terra – o Quinto Império.

“E a nossa grande raça partirá em busca de uma Índia nova que não existe no espaço, em naves que são construídas «daquilo que os sonhos são feitos».”

Fernando Pessoa
“Temos felizmente o mito sebastianista com raízes profundas no passado e na alma portu-guesa. Nosso trabalho é pois mais fácil; não temos que criar um mito, senão que renová-lo.”
 
O número três é simbólico e em várias religiões a tríade representa a perfeição, tal como na religião católica:
Pai, Filho e Espírito Santo. É também um número fundamental no esoterismo.

“Esta estrutura tripartida [da Mensagem] é simbólica. Com efeito, desenha-se aqui a história cíclica de um povo: o nascimento, o apogeu e a morte. Simplesmente a morte permite o ressurgimento das cinzas.”

António Borregana
“A vinda do encoberto iniciará um novo ciclo, o mais glorioso da nossa história – o Quinto Império. E quanto mais as coisas se degradam em Portugal, mais perto Fernando Pessoa vê a chegada do Salvador.”

O Quinto Império, segundo António Quadros
(ler o poema “O Quinto Império” na terceira parte de Mensagem)
Império Material
Império Espiritual
1º - Babilónia
2º - Medo-Persa
3º - Grécia
4º - Roma
5º - Inglaterra
1º - Grécia
2º - Roma
3º - Cristandade
4º - Europa
5º - (Portugal)

  António Quadros considera que Mensagem “é sem dúvida a obra-prima onde Pessoa (…) imprimiu o seu ideal patriótico, sebastianista e regenerador. É um poema nacional, uma versão moderna, espiritualista e profética de Os Lusíadas.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...