sábado, 22 de novembro de 2014

PROPOSTA: COMENTAR UMA FRASE



Podemos considerar três momentos no comentário a uma frase:
 
  • Expressar concordância ou não com a frase;
  • Justificar, dando exemplos;
  • Comentar as várias partes da frase.
 
    Quando expressamos concordância com a frase, não é necessário utilizar expressões como concordo com a frase ou sim, a frase está correta.
    Podemos confirmar simplesmente o que vem referido na frase com: efetivamente, realmente, na verdade, de facto, decerto, ...
    Para expressar a nossa opinião podemos igualmente optar por:
pois, uma vez que, assim como, por exemplo, tal como, como se pode verificar/ver, ...
   
 
    FRASE
 
    "O amor cortês apresenta-se como ideal, como aspiração que não tende à relação sexual, mas surge como estado de espírito que deve ser alimentado."
 
    A conceção do amor cortês assenta na existência de um amor impossível de concretizar e, ainda assim, assumido e mantido pelo poeta apaixonado. Esta impossibilidade tem por base o próprio carácter ou natureza do objeto que lhe serve de suporte: ama-se a mulher perfeita, considerada única entre todas as outras, na realidade, inacessível,  o que justifica a submissão do cavaleiro perante a sua "senhor", dado o nível de superioridade em que a coloca.
 
    Esta situação, que impede a concretização deste amor - e entenda-se por concretização, a união dos seres - provoca sofrimento - coita (de amor) - no poeta que, nem assim, desiste de amar - amor platónico. Ele aspira  apenas ao amor da mulher pois reconhece que ele lhe está vedado ainda que seja essa persistência que sublima o sentimento mantido. Na verdade, ama-se o Amor mais do que a mulher e é deste modo que ele pode também ser alimentado.

No amor cortês faz-se a corte, perito que é em jogos de sedução, de gestos encobertos, sinais e olhares que são identificados somente pelas partes interessadas, mas sem comprometer a "senhor", sob pena de ela se enfurecer por ver a sua honra manchada e de se zangar com o pobre poeta. Este, por sua vez, deve ser-lhe fiel e combater por ela, defendê-la mesmo, na expetativa de um dia receber a recompensa que, sabe, lhe está vedada logo à partida.


Já sabem, é apenas uma proposta, nunca um modelo.  :)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...