quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ANÁLISE DE PASTORA DA SERRA, CANTIGA ALHEIA, CAMÕES





CANTIGA ALHEIA

Pastora da serra,
da serra da Estrela,
perco-me por ela.



Voltas


Nos seus
olhos belos
tanto Amor se atreve
que abrasa entre a neve

quantos ousam vê-los.
Não solta os cabelos
Aurora mais bela:
perco-me por ela.

Não teve esta serra,
no meio da altura,
mais que a
fermosura

que nela se encerra.
Bem céu fica a terra
que tem tal estrela:
perco-me por ela.

Sendo entre pastores
causa de mil males,
não se ouvem nos vales
senão seus louvores.
Eu só por amores
não sei falar nela:
sei morrer por ela.

De alguns que, sentindo,
seu mal vão mostrando,
se ri,
não cuidando
que inda paga, rindo.
Eu, triste, encobrindo
só meus males dela
,
perco-me por ela.

Se flores deseja,
(por ventura delas)
das que colhe, belas,
mil morrem de enveja.
Não há quem não veja
todo o milhor nela:
perco-me por ela.

Se na água corrente
seus olhos inclina,
faz luz cristalina
parar a corrente.
Tal se vê que sente
por ver-se água nela:
perco-me por ela.

Luís de Camões

Com esta influência [a de Petrarca] conjuga-se a da poesia provençal e a do romance cortês, no conceito de mulher como ser superior, de natureza divina, que o amante contempla e venera, e no tema do amor-paixão e no da morte por amor.

Isabel Pascoal, “A poesia lírica”

in Lírica de Luís de Camões.

Temática – A paixão amorosa provocada pela beleza de uma pastora.

** Aproveitamento original dos temas das pastorelas e barcarolas – tendências petrarquizantes aliadas a nova fluência rítmica.

*** A Dama é idealizada como pastora e situada num cenário bucólico – locus amoenus.

**** Neste texto descreve-se um pastora cuja formusura é bastante realçada e causa de muitos amores tal como o do sujeito poético que afirma ser-lhe difícil falar dela pois apenas sabe morrer por ela. No entanto, o eu esconde o seu sentimento pela amada e o sofrimento que ele lhe provoca pois vê que ela se ri do sofrimento dos restantes pastores que por ela estão também apaixonados.

De modo a enaltecer a formusura da Dama, o poeta afirma que as flores têm a sorte de serem colhidas por ela e que morrem de inveja devido à superioridade da sua beleza. E acrescenta que mesmo a água corrente para por sentir o reflexo da sua imagem (sugere a limpidez da sua imagem, a pureza).

***** paradoxo; comparação hiperbólica - Não solta os cabelos / Aurora mais bela:; metáforas (2xx); repetição simétrica e antónima (antítese) - não sei / sei.

******  rima: ABBAACC – interpolada, emparelhada.



3 comentários:

  1. Na metáfora "bem céu fica a terra" podemos considerar também uma hipérbole na medida que o céu tem muitas estrelas, mas neste caso, à terra basta ter uma estrela (a pastora) para ser céu.

    ResponderEliminar

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...