quarta-feira, 6 de março de 2019

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, JOSÉ SARAMAGO - INTRODUÇÃO



Estudado na faculdade em tempos idos, um tanto esquecido nos armários e na memória, foi necessária a leitura de apontamentos e de publicações entretanto surgidas para que alguns dos posts que se seguem fossem possíveis. São somente o resultado de mais um percurso de aprendizagens agora partilhadas e que, esperemos, possam vir a ser úteis.


A ficção do século XX revela um grande fascínio pela História. (Preparar o Exame Nacional; Português 12; Areal).


A época, a política.
1936. A Europa vive um período bastante agitado, dividida entre forças de direita e de esquerda, umas impunham-se sob a forma de ditaduras, outras procuravam afirmar-se.

Em Portugal, a realidade era a de uma ditadura com Salazar como líder, ambos assentes na ideia de uma moralidade cristã, em que Salazar era apresentado como o salvador, e na criação de movimentos como a Mocidade Portuguesa que propagandeavam junto da população os valores e a ideologia do regime. Com o objetivo de acalmar os mais céticos, eram utilizadas como armas, a perseguição policial, a prisão e a tortura, tudo medidas contra quem se opunha à ordem que vigorava na época, tendo mesmo sido criada uma polícia, a P.V.D.E. (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), que garantia a normalidade. O povo, esse, vivia na miséria e o país estagnava.

Politicamente, Portugal vive os primeiros anos do Estado Novo (193-1974), um período de Ditadura dirigido por Salazar. Esta é também a época de ascensão dos regimes nacionalistas espanhol, alemão e italiano. Em Portugal, a máquina do regime de Salazar divulga uma imagem idealizada e enganadora das realidades portuguesa e europeia. (Preparar o Exame Nacional; Português 12; Areal).

1936 é também o ano que marca uma sucessão de acontecimentos que se revelarão determinantes para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.








Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...