domingo, 17 de março de 2019

O ANO DA MORTE DE RICARDO, O TÍTULO DO ROMANCE




O título, O Ano da Morte de Ricardo Reis...

O título do romance remete-nos para o tempo histórico ou da História, 1936, que é, simultaneamente, o ano da morte de Ricardo Reis.

Ricardo Reis chega a Lisboa em 30 de dezembro de 1935, um mês depois da morte de Fernando Pessoa. Permanecerá 9 meses na cidade, findos os quais morrerá, indo fazer companhia ao seu criador, Fernando Pessoa, no Cemitério dos Prazeres.

À semelhança do que já acontece em outros romances de José Saramago, o discurso da ação e o da História entrelaçam-se, confirmando o grande fascínio do século XX pela História.

Assim, estruturalmente, assistimos neste romance à recuperação de um tempo que corresponde ao ano de 1936, de um poeta, Ricardo Reis, de uma obra, a pessoana, sem esquecer a ficção e o futuro de Portugal, país envolvido numa série de acontecimentos mundiais que conduzirão ao eclodir da Segunda Guerra Mundial.

Ricardo Reis sente-se perdido numa Lisboa labiríntica, triste, suja e barulhenta dos mercados, pobre e desconhecida para si e que contrasta vivamente com a Lisboa dos cafés históricos e dos teatros restaurados, com o progresso representado por uma burguesia rica e uma classe média remediada.

Uma cidade, afinal, com a qual Ricardo Reis já não se identifica, passados que foram 16 anos de ausência no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...