quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RESPOSTA AOS TÓPICOS DE ANÁLISE PARA A CANTIGA "ONDAS DO MAR DE VIGO"





1 - A donzela encontra-se desesperada por não saber onde se encontra o seu amigo, se e quando ele virá. Por essa razão questiona as ondas do mar de Vigo, perguntando-lhes se o terão visto. 
Nesta cantiga há que considerar duas temáticas: uma relacionada com a saudade sentida pelo "eu" que assim o manifesta - temática amorosa (estrofes III e IV); outra, diretamente ligada à presença do mar, ou tema marítimo, correspondente às estrofes I e II, relativas ao apelo que é feito às ondas do mar.

2 - O sujeito poético encontra-se aqui representado pela figura feminina, a menina, sendo o destinatário das suas palavras o mar que ela questiona- destinatário literário.

3 - Como já foi afirmado, a menina sente-se desesperada face ao que poderá ter acontecido ao seu amigo e a comprová-lo temos as seguintes expressões:

* "o por que eu sospiro!"
* " por que hei gram coidado"
* o refrão que denuncia este estado de espírito através da utilização da expressão "e ai Deus" como numa súplica final, encerrando cada estrofe.

4 - As causas desta preocupação devem-se ao facto de o amigo se encontrar em paradeiro desconhecido, longe mesmo.
As questões que a menina coloca são bem prova disso e há que salientar os dois momento de uma mesma questão:

"se vistes (...) e (...) se verrá cedo!"

5 - Toda esta angústia assenta na preocupação se ele terá sido visto e na manifestação do desejo de que ele regresse logo, depressa (ver exemplo de 4..

6 - As ondas do mar têm uma dupla função, por um lado, representam o obstáculo que separa os dois amigos ou amados e que, pelas suas características, mar levado, com ondas (encapelado), dificulta a aproximação entre ambos. Por outro lado, o mar desempenha nesta cantiga o papel de confidente da menina, tal como se fosse a sua mãe ou uma amiga.
 
7 - Outras técnicas que intensifiquem o sentimento manifestado pela menina são:

* a predominância de frases exclamativas;
* a interjeição "e ai Deus" num apelo às forças divinas;
* numa segunda leitura, o facto de as ondas não lhe darem resposta o que poderá aumentar a angústia sentida pela rapariga.
 
8 - Existem nesta cantiga termos ou vocábulos ligados à área vocabular de mar como sejam, ondas, mar e mar levado para além do próprio cenário em que a menina se encontra.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...