sábado, 25 de outubro de 2014

ANÁLISE DA CANTIGA DE AMIGO "ONDAS DO MAR DE VIGO,"


Martim Codax      (clicar aqui)

 Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?**
        e ai Deus, se verrá cedo?
  

Ondas do mar levado,
5se vistes meu amado? **
       e ai Deus, se verrá cedo?
  
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
       e ai Deus, se verrá cedo?
  
10Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
       e ai Deus, se verrá cedo?


 

Vigo - Na época medieval, apenas uma pequena povoação nas Rias Baixas galegas.








 
    Estamos, mais uma vez, em presença de uma cantiga de amigo, do subgénero Barcarola ou Marinha, sugerido pela presença do mar, elemento natural a que a rapariga se dirige, pretendo saber novas do seu amigo, "Ondas do mar de Vigo, / se vistes...".
    E se este apelo constitui o tema desta cantiga, há que distinguir a existência de duas vertentes dentro desta mesma temática: a temática marítima, (ests. I e II) e a temática amorosa, presente nas duas outras estrofes.
    Nas primeiras duas estrofes ou de temática marítima, encontramos o já referido apelo da menina, que questiona as ondas do mar sobre o paradeiro do seu amigo, visível, aliás, na forma verbal "se vistes" e igualmente no refrão "se verrá cedo".
No segundo conjunto de estrofes ou temática amorosa, a menina expressa os seus sentimentos mais   profundos
"o por que eu sospiro?" e "o por que hei gram coidado" reveladores da sua "coita", da sua angústia bem como da sua preocupação e da sua saudade em relação ao amado.
    O mar surge aqui como confidente em substituição da mãe ou da amiga embora represente, simultaneamente, um obstáculo que se interpõe entre os dois amados. Por sua vez, o mar apresenta-se com ondas, revolto e bravo, constituindo assim um obstáculo acrescido; é ainda possível estabelecer uma relação entre o estado do mar e o estado de espírito da menina, angustiada e desesperada pela ausência do amigo.
 
    Aspetos formais a considerar:
    1 - paralelismo perfeito;
    2 - leixa-prem**;
    4 - Vocativo / Apóstrofe;
   5 - rima AA / BB / A'A / B'B - alternada, contribuindo para a musicalidade do texto;
    6 - dísticos monorrimos;
    7 - refrão monóstico;
   
    Outras notas:
    1 - toda a cantiga poderia resumir-se aos versos 1, 2, 8, e refrão;
    2  - neste texto não há ação; o discurso é semidirecto (monólogo interior) cujo destinatário é literário, ou seja, as ondas do mar;
    3 - o refrão exterioriza a dúvida da donzela, que tanto a angustia;
    4 - personificação das ondas do mar que, no entanto, não ouvem o apelo.
 











 

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