Estamos, mais uma vez, em presença de uma cantiga de amigo, do subgénero Barcarola ou Marinha, sugerido pela presença do mar, elemento natural a que a rapariga se dirige, pretendo saber novas do seu amigo, "Ondas do mar de Vigo, / se vistes...".
E se este apelo constitui o tema desta cantiga, há que distinguir a existência de duas vertentes dentro desta mesma temática: a temática marítima, (ests. I e II) e a temática amorosa, presente nas duas outras estrofes.
Nas primeiras duas estrofes ou de temática marítima, encontramos o já referido apelo da menina, que questiona as ondas do mar sobre o paradeiro do seu amigo, visível, aliás, na forma verbal "se vistes" e igualmente no refrão "se verrá cedo".
No segundo conjunto de estrofes ou temática amorosa, a menina expressa os seus sentimentos mais profundos
"o por que eu sospiro?" e "o por que hei gram coidado" reveladores da sua "coita", da sua angústia bem como da sua preocupação e da sua saudade em relação ao amado.
O mar surge aqui como confidente em substituição da mãe ou da amiga embora represente, simultaneamente, um obstáculo que se interpõe entre os dois amados. Por sua vez, o mar apresenta-se com ondas, revolto e bravo, constituindo assim um obstáculo acrescido; é ainda possível estabelecer uma relação entre o estado do mar e o estado de espírito da menina, angustiada e desesperada pela ausência do amigo.
Aspetos formais a considerar:
1 - paralelismo perfeito;
2 - leixa-prem**;
4 - Vocativo / Apóstrofe;
5 - rima AA / BB / A'A / B'B - alternada, contribuindo para a musicalidade do texto;
6 - dísticos monorrimos;
7 - refrão monóstico;
Outras notas:
1 - toda a cantiga poderia resumir-se aos versos 1, 2, 8, e refrão;
2 - neste texto não há ação; o discurso é semidirecto (monólogo interior) cujo destinatário é literário, ou seja, as ondas do mar;
3 - o refrão exterioriza a dúvida da donzela, que tanto a angustia;
4 - personificação das ondas do mar que, no entanto, não ouvem o apelo.
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