quarta-feira, 10 de abril de 2013

Memorial do Convento de José Saramago - orientações para uma leitura




Para uma leitura / análise de Memorial do Convento de José Saramago
(Baseado em Como abordar… Memorial do Convento de Alzira Falcão, Areal Editores)

ORIENTAÇÕES

Relação Rei / Rainha
- a corte; regime absolutista; relação conjugal; a urgência no nascimento de um herdeiro (excerto pp. 15/17); os sonhos da rainha (ver Cap. X, pp. 113/114).

O amor – Baltasar e Blimunda
- Baltasar Sete-Sóis (Cap. IV); Blimunda; classificação da relação existente entre eles; simbolismo do nº 7 (excertos Cap. V, pp. 54/57).

O amor – caracterização de Baltasar e de Blimunda
(Cap. IV, V, VI) – Baltasar conhece Blimunda; importância dos olhos (Cap. V, X); Blimunda vidente (Cap. XXIII, XXIV).

A Inquisição. Um auto de fé.
(Cap. V) – aspetos formais: formas verbais no gerúndio, metáfora, ironia, adjetivação, visualismo, …

O Padre Bartolomeu e a Religião
(Caps. V, VI, XI, XIII, XIV, XV, XVI)
- a sua visão da religião que professa; as quatro vidas diferentes do padre Bartolomeu; o seu temor em relação ao Santo Ofício; o padre e a passarola; o sermão do Corpo de Deus - exemplo de texto argumentativo; identificação dos três momentos.
A construção do Convento
- identificação do local e do motivo da sua construção; contextualização; D. João V e a morte; (Caps. I, VIII, XXI).
                   
A epopeia da pedra
- transporte de uma pedra para Mafra - o povo herói / perspetiva do narrador (Cap. XIX).
                     # a história de Manuel Milho

A sagração do Convento
- o rei e a morte (de novo!) – (Cap. XXI)                        
- o dia da sagração (Cap. XXIV) – a pompa e o luxo que rodeiam a cerimónia  - a sátira (marcas textuais).
                  
O sonho do Padre Bartolomeu Lourenço
- o Padre inventor
- a construção da Passarola
(relações sociais; a sua amizade com Baltasar e Blimunda).

“As vontades dos vivos”
- Cap. IX – o éter;
- Cap. XI – Blimunda e a recolha das vontades
- Cap. XIII – o padre e o Santo Ofício
- Cap. XVI – a fuga na passarola
- Cap. XX e XXIII

A conjugação de saberes. Scarlatti, o 4º elemento.
- quem é Domenico Scarlatti (Cap. XIV) – músico setecentista
- a sua função no projeto
- quais os saberes que contribuem para a construção da passarola

O valor da música. A doença de Blimunda
- papel da música na construção da passarola e na doença de Blimunda (Caps. XIV, XV, XVI)

O tempo. O espaço. A crítica. A História e a ficção.
- tempo – Cap. I, II, XV, XVII, XVIII, XII, XXII, XXIV, XXIII
- espaço – Cap. III, VIII, XV
- a crítica – Cap. III, IV, VIII, XIII
- lado histórico – Cap.
- outros aspetos a considerar : lado ficcional, o Narrador, linguagem e estilo, recursos de estilo e provérbios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...