A Construção do
Convento
v
Macro espaço – MAFRA (onde surgem as personagens
principais Blim. e Balt.)
Outro macro espaço: Lisboa
Micro-espaços:
- Terreiro do Paço
- Rossio
- S. Sebastião da Pedreira
v
Construção em Mafra como cumprimento de uma
promessa do rei (a Ordem Franciscana aguardava há mais de 100 anos poder
construir um convento, por via administrativa, em Mafra.) (Cap.I, p.14)
No início da sua história, a vida de Mafra
concentrava-se à volta do antigo castelo, junto à igreja de Santo André.
**Séc.XVIII – torna-se um polo de atração, surge uma nova vida em resultado dos
que vieram construir o convento.
O projeto do Mosteiro foi entregue ao arquiteto
João Frederico Ludovice, ao serviço dos Jesuítas, em Lisboa. A construção do
Convento é um reflexo da riqueza, do ouro do Brasil.
v
O rei vai ao local onde vai ser construído o
Convento. (Cap. VIII, ultº § do cap.).
Saramago olha este edifício com o olhar crítico
de homem do nosso tempo dando especial relevo à luta titânica dos homens que o
construíram para satisfazerem a vaidade e a ambição de um rei.
A intenção/sonho do rei era fazer uma obra
comparável à igreja de S. Pedro em Roma mas o arquiteto convence-o a mudar de
ideias.
v
Sobre a vontade/decisão real (Cap. XXI)
v
Rei: ser vulnerável como os outros / tem medo da
Morte mas é uma questão de vaidade pois, na realidade, teme que a morte o
impeça de assistir à sagração do convento.
Escolhe como data 22 de Outubro de 1730,
domingo, pois o ritual diz que deve ser esse o dia para sagração das
basílicas).
No entanto, as
obras estariam atrasadas para esta data. Quando seria de novo o seu aniversário
num domingo? (Cap. XXI)
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