domingo, 14 de abril de 2013

Memorial do Convento - A Construção do Convento





A Construção do Convento

v  Macro espaço – MAFRA (onde surgem as personagens principais Blim. e Balt.)

                                                                                              Outro macro espaço: Lisboa
Micro-espaços:
- Terreiro do Paço
- Rossio
- S. Sebastião da Pedreira

v  Construção em Mafra como cumprimento de uma promessa do rei (a Ordem Franciscana aguardava há mais de 100 anos poder construir um convento, por via administrativa, em Mafra.)  (Cap.I, p.14)

*      No início da sua história, a vida de Mafra concentrava-se à volta do antigo castelo, junto à igreja de Santo André. **Séc.XVIII – torna-se um polo de atração, surge uma nova vida em resultado dos que vieram construir o convento.
*      O projeto do Mosteiro foi entregue ao arquiteto João Frederico Ludovice, ao serviço dos Jesuítas, em Lisboa. A construção do Convento é um reflexo da riqueza, do ouro do Brasil.

v  O rei vai ao local onde vai ser construído o Convento. (Cap. VIII, ultº § do cap.).
*      Saramago olha este edifício com o olhar crítico de homem do nosso tempo dando especial relevo à luta titânica dos homens que o construíram para satisfazerem a vaidade e a ambição de um rei.
*      A intenção/sonho do rei era fazer uma obra comparável à igreja de S. Pedro em Roma mas o arquiteto convence-o a mudar de ideias.

v  Sobre a vontade/decisão real (Cap. XXI)

v  Rei: ser vulnerável como os outros / tem medo da Morte mas é uma questão de vaidade pois, na realidade, teme que a morte o impeça de assistir à sagração do convento.

*      Escolhe como data 22 de Outubro de 1730, domingo, pois o ritual diz que deve ser esse o dia para sagração das basílicas).
No entanto, as obras estariam atrasadas para esta data. Quando seria de novo o seu aniversário num domingo? (Cap. XXI)


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...