domingo, 24 de setembro de 2017

FOLHAS CAÍDAS DE ALMEIDA GARRETT - CONSIDERAÇÕES




- os poetas da geração romântica são formados no modelo católico; o Deus invocado na sua poesia é sempre o Deus dos cristãos;
- Garrett não canta o amor passivo mas o amor que encontra resposta nos sentidos, na erotização do corpo;
- o amor cantado em Folhas Caídas está repleto de contradições entre um passado que foi "um doce sonhar" e um presente que é "um inferno de amar", contradições entre dois seres que nunca se completam, antes geram o vazio. A mulher é apresentada como um objeto de um desejo nunca atingido e, se o é, fica logo distanciado. Esta mulher é sobrevalorizada nas suas características, é um anjo, mas um anjo caído, luz e trevas.
O sujeito amoroso confessa vezes sem conta a sua incapacidade de amar porque procura o prazer físico como se fosse absoluto. Assim, cada momento de vazio foi antecedido por um outro de prazer. Razão? o prazer é momentâneo.
- os conflitos amorosos acontecem devido às contradições, à divisão maniqueísta céu/terra, corpo/alma;
** ver poemas "Este inferno de amar" e "Não te amo, quero-te"
- Garrett é um homem de teatro e não o esquece mesmo quando escreve poesia [em muitos poemas encontramos os falsos diálogos dirigidos a um Tu ausente perante o leitor e presente porque provoca o sujeito amoroso;
- os tipos de frase, a pontuação revelam as mínimas alterações do estado de espírito do sujeito poético;

*** de sabor medieval e/ou popular salientam-se os seguintes aspetos: paralelismo, refrão, estrofes e rimas mas próximas da simplicidade popular (a quadra e a redondilha), a rima (sobretudo cruzada e emparelhada), preferência pelo verso curto, estilo coloquial (marcas de oralidade, falso diálogo), linguagem simples / direta.


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...