quinta-feira, 16 de julho de 2015

QUINTA DA REGALEIRA [1]



Portal de Entrada


Fazendo parte de um conjunto de jardins iniciáticos espalhados pela Europa, a Quinta de Sintra abriu as suas portas ao público apenas em 1997.

A Quinta da Regaleira, em Sintra, é constituída por um Palácio, uma Capela e jardins frondosos onde encontramos ainda grutas, poços, lagos, fontes, torres e galerias subterrâneas.

A sua construção decorreu entre a última década do século XIX até à revolução republicana de 5 de Outubro por determinação de um homem de grande fortuna, nascido no Rio de Janeiro e filho de portugueses, António Augusto Carvalho Monteiro, que contou com a ajuda do arquiteto italiano Luigi Manini, cenógrafo no S. Carlos e também arquiteto do Palace Hotel do Buçaco.

A Quinta apresenta um conjunto de símbolos e de mitos sugestivos de correntes de pensamento simbólico, iniciático e, ainda que não tão claras, esotérico, com raízes nas tradições das antigas Religiões de Mistérios e em Ordens Iniciáticas Ocidentais.

Esses símbolos e esses mitos, de que se destacam o poço e a sua entrada monumental, são, no conjunto, o aspeto mais fascinante da Regaleira, para além  da beleza dos jardins e do estilo neo- manuelino do Palácio e da Capela.

                                                             Palácio


                                                                         Capela



São dois os universos em que assenta a Quinta da Regaleira: o do Paganismo e o do Cristianismo que não se confrontam mas antes se complementam.











Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTE, SUGIRA, PERGUNTE, OPINE...